Tempestade deixa mais de 30 mil imóveis sem energia elétrica na Nova Zelândia

De acordo com autoridades, cerca de 10 mil clientes estão sem luz na capital do país; chuvas fortes também atrapalharam o transporte

Bandeira da Nova Zelândia

Fortes chuvas e ventos intensos interromperam voos, trens e balsas, forçando o fechamento de estradas em grande parte da Ilha Norte da Nova Zelândia nesta segunda-feira (16), além de deixar milhares de pessoas sem energia elétrica.

A mídia local informou que alguns voos tinham sido retomados no aeroporto de Wellington, a capital, embora os cancelamentos ainda fossem generalizados.

A Air New Zealand afirmou que espera retomar os serviços quando as condições climáticas melhorarem ainda nesta segunda-feira, após ter suspendido as operações nos aeroportos de Wellington, Napier e Palmerston North.

Imagens online mostram bairros semirrurais alagados, casas inundadas, árvores caídas sobre veículos e trechos de estrada desabados após a água baixar.

O tempo estava “absolutamente aterrorizante”, disse Marilyn Bulford, que mora na cidade rural de Bunnythorpe, a cerca de 160 km ao norte de Wellington, ao jornal New Zealand Herald.

“Nunca vi árvores enormes sendo levadas pelo vento dessa forma”, acrescentou ela. "É terrível. Nunca vi nada parecido.”

A região de Wellington foi responsável por mais da metade das 852 chamadas de emergência recebidas durante a noite, afirmou Ken Cooper, comandante nacional adjunto dos serviços de emergência.

“Tivemos uma noite muito movimentada e nossos bombeiros continuam atendendo aos chamados”, acrescentou.

Sem energia

Mais de 30 mil imóveis ficaram sem energia, incluindo cerca de 10 mil clientes em Wellington, disseram as autoridades, que pediram aos motoristas que evitassem as estradas, enquanto várias escolas foram fechadas enquanto equipes de emergência combatiam os danos generalizados.

A previsão é de que a tempestade traga chuvas fortes ao se dirigir para a costa leste da Ilha Sul na terça-feira (17), informou o serviço meteorológico, com as autoridades alertando para possíveis novos transtornos.

O esgoto bruto despejado após a falha da principal estação de tratamento de águas residuais de Wellington durante uma tempestade neste mês foi arrastado de volta para a costa sul pela tempestade do fim de semana, em um incidente que alguns moradores chamaram de poonami nas redes sociais.

Um sistema de baixa pressão a leste da Ilha Norte atingiu diversas regiões desde o fim de semana, trazendo chuvas fortes e ventos intensos. Um homem foi encontrado morto no sábado (14) dentro de um veículo submerso em uma rodovia.

A tempestade ocorre após seis mortes no mês passado em um deslizamento de terra provocado por fortes chuvas em Mount Maunganui, na costa leste da Ilha Norte, que trouxe consigo solo e entulho para um local lotado de famílias em férias de verão.

*Com informações da CNN Brasil.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...