A morte do Papa Francisco
nesta segunda-feira (21) reacendeu a curiosidade pelo funcionamento da Igreja Católica — especialmente em relação ao processo que definirá o próximo líder da
Santa Sé. Em meio a esse momento histórico, o filme
Conclave, lançado em 2024 e indicado a 8 categorias do Oscar 2025, tem ajudado o público a entender, de forma dramatizada
como se escolhe um novo papa.
Dirigido por Edward Berger (Nada de Novo no Front), Conclave é baseado no
best-seller de Robert Harris e acompanha a eleição papal a partir da perspectiva do Cardeal Lomeli, interpretado por Ralph Fiennes. Com uma abordagem sensível e tensa, o longa revela os bastidores do
conclave — o encontro secreto onde cardeais do mundo inteiro se reúnem para votar no sucessor de São Pedro ( primeiro Papa na Igreja Católica, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo).
A narrativa do filme se passa após a morte de um papa fictício, entre portas trancadas, orações, alianças políticas e dilemas pessoais, o espectador acompanha as quatro votações diárias que ocorrem até que um nome alcance dois terços dos votos. Todos os detalhes — do ritual de destruição das cédulas ao momento em que a fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina — são retratados com fidelidade histórica e simbólica.
Com a morte do Papa Francisco, o mundo católico se volta agora ao mesmo processo representado no filme. Os cardeais se preparam para viajar a Roma, onde, após o funeral oficial e o período de luto, será convocado o próximo conclave.
Embora seja uma ficção,
Conclave destaca um aspecto raramente discutido: a humanidade por trás das batinas. Em tempos de comoção global, o longa permite enxergar o processo eleitoral não apenas como um rito milenar, mas como uma decisão espiritual profunda, tomada entre homens falhos, emocionados e conscientes da responsabilidade que carregam.
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, foi o primeiro Papa sul-americano e rompeu com várias tradições ao longo de seu papado. Agora, basta esperar para saber quem será seu sucessor.
Onde assistir o filme Conclave?
O filme “Conclave” está disponível no streaming na plataforma Amazon Prime.
* Sob supervisão de Marina Borges