No sábado (26), o cortejo fúnebre do papa Francisco percorrerá um trajeto de cerca de seis quilômetros pelas ruas do centro histórico de Roma, até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde o corpo do pontífice será sepultado. O funeral acontece na Basílica de São Pedro desde quarta-feira (23).
Segundo fontes das forças de segurança relataram à agência Ansa, o percurso exato ainda não foi definido, mas, depois de deixar o Vaticano, deve passar pelo Corso Vittorio Emanuele II até a Piazza Venezia, onde continuará em direção aos Fóruns Imperiais e ao Coliseu, na área arqueológica da capital italiana.
Ainda segundo a agência, o cortejo deve percorrer a Via Labicana, passar pela Via Merulana e seguir em linha reta até a praça da Basílica de Santa Maria Maggiore.
Uma vistoria das forças de segurança foi realizada na manhã desta quinta-feira (24) para analisar os detalhes do trajeto, que será fechado ao tráfego de automóveis.
O cortejo terá transmissão ao vivo pela TV, mas o sepultamento ocorrerá de forma privada. O caixão do papa Francisco deve ser recebido por um grupo de “pobres e necessitados”, de acordo com o Vaticano.