Ouvindo...

Fumaça da escolha do papa: entenda o quer dizer cada cor

Processo de escolha do novo papa é repleto de segredos e misticismos típicos da religião católica

Fumaça branca sai da chaminé no telhado da Capela Sistina, o que significa que os cardeais elegeram um novo papa no segundo dia de seu conclave secreto, em 13 de março de 2013, no Vaticano.

Após a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, o Vaticano inicia as cerimônias de despedida, mas, em seguida, já se organiza para a busca de um sucessor para o cargo. O Conclave, que é a votação realizada para definir o novo Papa, se inicia entre 15 a 20 dias após a morte do pontífice e tem como marca registrada a fumaça que sai da chaminé da Capela Sistina.

As fumaças do conclave

Durante o processo de escolha do novo papa, os cardeais se reúnem na Capela Sistina diariamente para realizar votações secretas. O procedimento é feito por meio de células e a cada fim de votação e apuração, uma fumaça preta ou branca sai da chaminé do prédio sagrado.

Após cada votação, as cédulas são queimadas e a cor da fumaça determina se há ou não um novo papa escolhido. Veja o significado abaixo:

  • Fumaça preta: não houve vencedor.
  • Fumaça branca: um novo papa foi escolhido

Conforme as regras, são realizadas até quatro votações por dia - duas de manhã e duas a tarde. E, para ser eleito, o candidato deve ter dois terços dos votos dos cardeais presentes.

O processo de escolha do novo papa é repleto de segredos e misticismos típicos da religião católica, aqueles que participam da votação são proibidos de comentar sobre o assunto. Caso essa norma seja descumprida, há possibilidade excomunhão.

Leia também

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento