Trump convida Rússia e China a ‘comprarem todo o petróleo que quiserem’ dos EUA

Declarações contrastam com críticas anteriores feitas pelo presidente norte-americano a aliados que negociavam com os russos

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos

O presidente Donald Trump afirmou, nesta sexta-feira (9), durante uma reunião na Casa Branca com executivos do setor energético, que China e Rússia podem comprar “todo o petróleo de que precisarem” dos Estados Unidos. A declaração ocorre à medida que os norte-americanos assumem o controle das vendas de petróleo da Venezuela.

“Estamos abertos para negócios. A China pode comprar todo o petróleo que quiser de nós, lá ou nos Estados Unidos. A Rússia pode obter todo o petróleo de que precisar de nós”, afirmou Trump.

O presidente dos EUA justificou, ainda, a prisão de Nicolás Maduro e a tomada do controle da produção de petróleo venezuelano, afirmando que Rússia e China, seus adversários, teriam feito isso se ele não o fizesse.

Leia também

“Se não tivéssemos feito isso, a China já estaria lá e a Rússia também”, acrescentou.

As declarações chamam a atenção porque, em outros momentos, Trump criticou aliados europeus por negociarem com a Rússia em meio à guerra com a Ucrânia.

Em 2025, o presidente dos EUA afirmou que a guerra terminaria se os países da Otan — a aliança militar ocidental — parassem de comprar petróleo russo.

*Com informações da CNN Brasil.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...