Gustavo Petro diz que há ameaça real dos EUA à Colômbia

O colombiano afirmou que o governo dos EUA trata outras nações como parte de um império americano

Gustavo Petro, presidente da Colômbia.

Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, acredita que existe uma ameaça real de ação militar dos Estados Unidos no país. A declaração foi dada em entrevista à BBC.

O colombiano afirmou que o governo dos EUA trata outras nações como parte de um império americano. Além disso, ele afirmou que os EUA correm risco de se tornarem uma nação que se isola do mundo.

A declaração foi feita após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dizer que uma operação militar na Colômbia “soa bem”. Trump também fez afirmações como essa sobre Cuba e sobre o México.

A Casa Branca não comentou as acusações.

Leia também

Reunião entre Trump e Petro

Antes da entrevista de Petro à BBC, Trump havia confirmado que conversou por telefone com o presidente Gustavo Petro. O contato ocorreu após uma sequência de desentendimentos, entre eles acusações ligadas ao tráfico de drogas e divergências em temas regionais.

Em publicação na sua rede social Truth Social, Trump afirmou que foi “uma grande honra” falar com Petro, que teria telefonado para explicar “a situação das drogas e outras divergências que temos tido”. O presidente americano agradeceu o tom da conversa e disse que espera encontrar o líder colombiano em breve.

Apesar das tensões, ambos os lados caracterizaram a conversa como cordial, sinalizando uma possível abertura para reduzir a crise diplomática entre Washington e Bogotá.

Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...