Ouvindo...

Saiba quem é Peter Turkson, favorito para se tornar o primeiro papa negro

Cardeal é é conservador e considerado um contraponto forte a Francisco

Peter Turkson, 76 anos, de Gana, é um dos cardeais mais influentes da África. Ele é frequentemente considerado o favorito para se tornar o primeiro papa negro da Igreja.

Nascido em uma família modesta de dez filhos, o cardeal fala seis idiomas e apareceu diversas vezes no Fórum Econômico Mundial em Davos para alertar líderes empresariais sobre os perigos da economia. Ele é conservador e considerado um contraponto forte a Francisco.

Leia também

Turkson se opõe à abertura da igreja em temas como bênçãos a divorciados e casais LGBT+.

Conclave está prestes a acontecer

Prestes a iniciar o conclave, 149 cardeais já chegaram ao Vaticano para o velório do papa Francisco e para a escolha de um novo líder católico, informou a Santa Sé nesta sexta-feira (25). Não foi informado, porém, quantos desses são os cardeais com direito a voto no conclave - aqueles com menos de 80 anos. São 252 cardeais no total, 135 votantes.

A previsão de início do conclave é de 15 a 20 dias após a morte do papa, ou seja, entre os dias 6 e 11 de maio deste ano. Enquanto a votação não se inicia, eles participam de reuniões, missas e homenagens.

O Papa Francisco morreu aos 88 anos na madrugada de segunda-feira (21), vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. Segundo o médico Sergio Alfieri, do Hospital Gemelli, em Roma, nada poderia ser feito em relação ao pontífice.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.