Chegou o dia mais importante para estudantes que querem ingressar em faculdades no ano que vem: o
São dois domingos de prova, cada um com duas áreas do conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias no primeiro, e Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias no segundo. Cada uma das quatro áreas tem 45 questões.
Os portões abrem às 12h, e as provas começam às 13h30. Os alunos podem entrar nas escolas até às 13h.
Serão 5h30 de prova no primeiro dia (o qual é feita a redação) e 5h no segundo dia. Os alunos podem deixar a sala a partir das 15h30, isso sem o caderno de questões. Caso queira levar o cartão, só é possível se sair da sala 30 minutos antes do fim do exame - às 18h30 no primeiro dia e 18h no segundo.
O que pode levar?
O aluno deverá levar:
- caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
- documento de identidade válido, físico ou digital.
O cartão de confirmação de inscrição é opcional.
O estudante poderá levar água e bebidas não alcoólicas - em material transparente. Também é possível levar lanches (o ideal é sem rótulos).
Eletrônicos, livros, relógios, chaves, bonés, fones de ouvido, entre outros materiais não permitidos devem ser guardados no envelope porta-objetos e colocados debaixo das carteiras. Celulares devem estar desligados e se qualquer som for emitido deles, o candidato será desclassificado.
Redação
A redação será realizada neste domingo. A redação tem 30 linhas máximas, e os alunos devem escrever em ao menos sete para não zerar. O tipo de texto é dissertativo-argumentativo.
Na correção do texto, os corretores levam em conta cinco competências:
- Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
- Compreensão do tema e estrutura do texto;
- Organização das ideias e argumentação;
- Coesão e coerência;
- Proposta de intervenção.
Cada uma dessas tem 200 pontos, totalizando 1000.
Ainda não se sabe o tema da redação, mas, segundo o pedagogo e professor da Una Sete Lagoas Wagner Cardoso, os
Principais erros
Na cartilha do Enem, já disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), há algumas razões que podem zerar a redação. São eles:
- Fuga total ao tema;
- Não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;
- Menos de sete linhas (texto insuficiente);
- Partes deliberadamente desconectadas do tema;
- Tentativas de identificação;
- Texto em língua estrangeira;
- Ilegibilidade;
- Desenhos e impropérios.
Já esses outros motivos não anulam completamente o texto, mas podem causar a perda de pontos:
- Tangenciamento ao tema;
- Uso de repertório sociocultural não produtivo;
- Falta de projeto de texto e coerência;
- Proposta de intervenção falha ou inadequada;
- Erros de português e coesão.
Correção
A quantidade de erros e acertos não é um fator determinante na nota do
- parâmetro de discriminação - poder diferenciar quem nomina ou não o assunto;
- parâmetro de dificuldade - quão difícil é a questão;
- parâmetro de acerto casual - probabilidade de acerto no “chute”.
Ou seja, duas pessoas que acertaram o mesmo número de questões no Enem podem ter notas diferentes.
Como usar a nota?
Alunos que fizerem o Enem podem aplicar a nota em vários processos seletivos. Os principais processos seletivos do Ministério da Educação são: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Sisu
Esse é o primeiro dos três processos seletivos do MEC, utilizado em instituições públicas de educação superior em todo o Brasil. Para participar, é preciso ter ensino médio completo e não ter zerado a redação.
A seleção é feita com base na média das notas obtidas no exame, respeitando o limite de vagas disponíveis para cada curso e modalidade de concorrência. O perfil social e econômico dos candidatos também é levado em conta.
Prouni
Esse é utilizado para universidades particulares. Para se inscrever, o aluno pode usar as notas das últimas duas edições do Enem. O estudante pode concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou às cotas para pessoas com deficiência e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas.
O Prouni tem bolsas integrais ou parciais em instituições privadas. Para ganhar a bolsa de 100%, é preciso ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa, enquanto para as de 50%, é necessário ter renda de até três salários mínimos por pessoa.
Também é necessário ter feito o ensino médio em escola pública ou particular com bolsa. É preciso, ainda, ter nota média superior a 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação.
Fies
Estudantes também podem usar a nota do Enem para conseguir financiar a faculdade. O valor começa a ser cobrado após a conclusão do curso. Há reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, assim como pessoas com deficiência.
O aluno deve ter uma renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos para participar. A nova modalidade, o Fies Social, reserva metade das vagas do Fies para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Com o Fies Social, é possível financiar até 100% do valor dos cursos, até o limite dos valores exigidos por tipo de curso. Para participar, é preciso ter feito o Enem, obter nota média superior a 450 pontos e não zerar a redação.
Além dos três programas do MEC, os alunos podem utilizar as notas em instituições públicas ou privadas que tenham processos seletivos próprios. Eles também podem aplicar a nota em instituições portuguesas que têm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Enem 2025
Quase 5 milhões de pessoas devem participar do
Pelo menos 98 mil participantes vão usar o exame como certificação de conclusão do ensino médio e a declaração parcial de proficiência na etapa de ensino, iniciativa retomada nesta edição.
Alguns alunos farão a prova para valer e tentarão
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias. Neste mesmo dia, é feita a
Já no segundo dia de prova, os
Veja outras informações sobre o Enem:
Enem 2025: aplicadora dá dicas para alunos e revela preparação para prova Enem 2025: saiba a partir de que horas os candidatos poderão deixar o local de prova Itatiaia e Chromos divulgam gabarito extraoficial do ENEM 2025 neste domingo (9) Dicas para a redação do Enem: veja o que fez mineira alcançar nota máxima Enem 2025: como calcular o tempo para responder cada questão? Falta uma semana para o Enem 2025: vale a pena estudar de última hora? Enem 2025 não será aplicado neste fim de semana em três cidades; saiba quais Professor indica técnicas para memorizar conteúdos para o Enem Enem 2025: saiba até que horas os estudantes podem fazer a prova no domingo (9) Enem 2025: confira o horário de abertura e fechamento dos portões Enem 2025: professor aponta possíveis temas da redação; veja lista O que é a TRI? Entenda o método de correção da prova do Enem Enem 2025: quanto tempo devo deixar para preencher o gabarito? Enem 2025: veja cinco dicas para manter a calma antes de fazer a prova Enem 2025: como lidar com a ansiedade antes das provas? Veja cinco motivos que podem te eliminar do Enem 2025 O que acontece se o celular tocar durante o Enem 2025? Enem 2025: ‘treineira’ de 15 anos revela estratégias e mira alto no exame Enem 2025: saiba qual cor de caneta pode te eliminar no exame Enem 2025: é saudável apagar as redes sociais antes da prova?