Prefeitura suspende licença de barraca após agressão a turistas em Porto de Galinhas

O prefeito do município, Carlos Santana (Republicanos), afirmou que a suspensão é temporária e que a segurança nas praias foi reforçada

O casal foi agredido após se recusar a pagar um aumento no valor de cadeiras de praia.

A prefeitura de Ipojuca, município de Pernambuco, suspendeu temporariamente a licença de funcionamento da barraca envolvida na agressão a um casal de turistas na praia de Porto de Galinhas. A medida foi anunciada pelo prefeito Carlos Santana (Republicanos) nas redes sociais.

De acordo com ele, a segurança nas praias foi reforçada pela Guarda Municipal, pelos órgãos ambientais e também pelo Procon, com o objetivo de evitar práticas abusivas por parte de barraqueiros e vendedores ambulantes. “Não vamos tolerar abusos. Nosso compromisso é com uma orla segura, organizada e respeitosa para moradores, trabalhadores e turistas”, afirmou.

O caso citado pelo prefeito ocorreu na tarde do sábado (27), na praia de Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco. Um casal de turistas, Jonnhy Andrade e Cleiton Zanatta, de Mato Grosso, foi agredido por barraqueiros após se recusar a pagar um suposto aumento no valor cobrado pelo uso de cadeiras, que teria passado de R$ 50 para R$ 80.

Veja vídeo:

Ao negarem o pagamento, o casal questionou a mudança no valor e, nesse momento, as agressões começaram.

Leia também

Em nota, a prefeitura de Ipojuca lamentou o ocorrido e afirmou que a agressão se trata de “um fato grave e incompatível com os valores de respeito, acolhimento e hospitalidade” do município.

A administração pública informou ainda que realiza um “trabalho contínuo de ordenamento da orla”, por meio de ações integradas de fiscalização e organização turística, incluindo o recadastramento de ambulantes e barraqueiros.

A governadora do estado, Raquel Lyra (PSD), classificou o espancamento dos turistas como um “crime grave”. Até o momento, 14 suspeitos foram identificados.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...