Defesa Civil de BH emite alerta de risco geológico forte após tempestade

Sete regionais estão com alertas de risco geológico com acumulado alto de chuva no solo nesta sexta-feira (6)

Vilarinho alaga após chuva

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta vermelho para o risco geológico forte na noite desta sexta-feira (6), em razão do volume elevado de chuvas registradas nas últimas horas e a previsão de mais precipitação. O aviso está em vigor até a próxima segunda-feira (9).

As regionais Nordeste, Noroeste, Barreiro e Hipercentro estão em alerta amarelo moderado para risco geológico, quando o acumulado de chuva é de 50 milímetros nas últimas 48 horas. Já nas regionais Oeste, Centro-Sul e Pampulha, o alerta é vermelho, quando o volume é de 70mm em 72h.

A Defesa Civil recomenda atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. Se observar sinais como trincas nas paredes, água empoçada no quintal, rachaduras no solo, além de muros e paredes estufados, a recomendação é ligar para a Defesa Civil (199) ou para o Corpo de Bombeiros (193).

Recomendações da Defesa Civil

Abaixo, confira as recomendações da Defesa Civil de Belo Horizonte para se proteger em áreas de risco.

  • Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos.
  • Coloque calha no telhado da sua casa.
  • Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
  • Não jogue lixo ou entulho na encosta.
  • Não despeje esgoto nos barrancos.
  • Não faça queimadas.
Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...