O diagnóstico precoce de câncer no pâncreas e nos rins ainda é o um desafio para pacientes acometidos pela doença. Em muitos casos, os sintomas desses dois tipos de tumores ocorrem quando a doença já está em estágio avançado. Mas por que isso ocorre? A oncologista Aline Chaves Andrade, do grupo Oncoclínicas, explica que esses órgãos têm particularidade chamada pelos médicos de anatômica.
“O pâncreas é compridinho e a cabeça dele fica perto da vesícula e do fígado. Então, se a pessoa tem câncer de pâncreas que cresce nessa parte, que a gente chama de cabeça, ele pode crescer, comprimir a vesícula, o fígado e a pessoa fica amarela, que é o que a gente chama de icterícia. É o sinal que ele está crescendo. Já se ele (o tumor) pega a outra parte do pâncreas, que é a cauda, ele consegue ter muito tempo crescer sem invadir outras estruturas”, explica a médica, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A oncologista aponta que a dificuldade para identificar o câncer no rim na fase inicial é semelhante ao que ocorre no caso do pâncreas. “O tumor no rim é a mesma coisa. Eles conseguem crescer dentro desses órgãos por um bom tempo até que eles atrapalhem o funcionamento dos órgãos vizinhos e a pessoa vai ter o sintoma. Só assim, com o sintomas tardios, é que, infelizmente, a gente vai descobrir, na maioria das vezes, já avançado”, explicou.
Sem rastreio
Outra dificuldade para o diagnóstico precoce de câncer no pâncreas e nos rins é apontada pela oncologista Maria Helena Rangel, também grupo Oncoclínicas.
“Algumas doenças nós não temos exames para diagnóstico precoce e, na maioria das vezes, o diagnóstico acontece já pelos sintomas. São alguns exemplos o câncer de rim e o câncer de pâncreas”, diz a médica, formada pela UFMG.
A oncologista explica ainda que tumores no colo do útero, mama, intestino, próstata e de pulmão estão entre os tipos de cânceres com boa possibilidade de serem identificados no estágio inicial, por meio de exames de rastreio.
Sintomas e sinais do câncer de pâncreas
O câncer no pâncreas não costuma causar sinais ou sintomas em estágio muito inicial – eles geralmente ocorrem quando o tumor já se encontra em um tamanho grande ou quando o câncer se espalhou para outras partes do corpo. É importante estar atento a alguns sinais e sintomas, como:
- Fraqueza;
- Perda de peso;
- Falta de apetite;
- Dor abdominal;
- Dor nas costas;
- Urina escura;
- Icterícia (olhos e pele de cor amarela);
- Náuseas;
- Dores nas costas;
- Trombose venosa profunda (identificação de um coágulo sanguíneo, geralmente em uma veia principal, como na perna);
- Diabetes de início recente; piora abrupta de um diabetes já antigo.
Sintomas e sinais do câncer de rim
Estima-se que 6% a 10% dos pacientes com câncer renal apresentam dor no flanco (uma das partes laterais das costas), como uma pancada na região, sem motivo aparente. Sangue na urina (hematúria), que pode ser cor de rosa, vermelho vivo ou na coloração de “coca-cola” e massa abdominal palpável também são sintomas da doença.
Outros sinais e sintomas incluem:
- Fadiga;
- Inapetência;
- Perda de peso não justificada;
- Febre persistente que não é causada por uma infecção; e
- Anemia.
Fonte Oncoclínicas