Ouvindo...

Vencendo o Sport, Atlético reduz à metade suas remotas chances de queda, indica UFMG

Galo recebe o Leão da Ilha nesta quarta-feira (8), às 19h (de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte

Coluna do Alexandre Simões, comentarista da Itatiaia

O Atlético diminui à metade suas já remotas chances de rebaixamento à Série B se vencer o Sport nesta quarta-feira (8), às 19h, na Arena MRV, em partida adiada da 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Esse é o cálculo de Gilcione Nonato da Costa, responsável pelo site Probabilidades no Futebol, mantido pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Atualmente, o Galo tem 13,7% de chances de ir para a Segunda Divisão, e isso indica que ele tem 86,3% de permanecer na elite. E quando se trata de probabilidades, tudo o que está além de 50% tem mais chances de acontecer do que de não acontecer.

Se bater o Sport na noite desta quarta-feira, as chances de rebaixamento do Atlético despencam para 6,6% (93,4% de permanência) e esse não é o único movimento que acontece, pois o time de Jorge Sampaoli colocaria os rivais gaúchos Grêmio e Internacional à sua frente nesse indesejado ranking.

Hoje, o Colorado tem 7% de chances de queda, e o tricolor gaúcho, 7,2%. Se o Galo conquistar os três pontos sobre o Leão da Ilha, o Inter passa a ter 7,2% de chances de rebaixamento, contra 7,6% do Grêmio, números superiores aos 6,6% que o Galo passaria a ter.

Outro resultado que não seja a vitória, além do aspecto emocional, pois as contestações ao time irão aumentar por parte dos torcedores, as chances de queda do Atlético aumentam.

Com um empate, o Galo passa a ter 15,4% de probabilidades de queda à Segunda Divisão. Se perder, este número vai a 21,4%, um aumento de mais de 50% em relação aos 13,7 atuais.

Pelos números atuais, os cálculos da UFMG são de que sejam necessários pelo menos 42 pontos para que uma equipe evite o rebaixamento na Série A de 2025. Com essa marca, são de apenas 29% as chances de queda à Segunda Divisão.

Hoje com 29 pontos, e com 13 jogos a disputar, o Atlético precisa de 13 pontos para alcançar essa marca. Isso significa um aproveitamento de 33,33%. Até agora, o Galo conquistou 38,67% dos pontos em disputa nesse Brasileirão.

Sob o comando de Jorge Sampaoli, o Galo tem até agora exatamente esse aproveitamento. São cinco jogos e cinco pontos disputados.

Leia também

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro