Ouvindo...

Alexandre Simões | Galo será terceiro clube brasileiro com mais títulos da Conmebol neste século se bater o Lanús

Atlético e time argentino se enfrentam no dia 22 de novembro, no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai

Coluna do Alexandre Simões, comentarista da Itatiaia

Se vencer o Lanús, da Argentina, dia 22 de novembro, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, o Atlético será, ao lado do perdedor da final da Libertadores, Palmeiras ou Flamengo, que se enfrentam uma semana depois, em Lima, no Peru, o terceiro clube brasileiro com mais títulos da Conmebol neste século.

O Galo, que já levantou as taças da Copa Libertadores (2013) e da Recopa Sul-Americana (2014) a partir de 2001, chegaria à terceira conquista vencendo a Sul-Americana e teria uma trinca que no futebol brasileiro só Internacional e São Paulo têm. O trio será o único a conquistar as três competições de clubes que fazem parte do calendário da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) na atualidade.

O líder do ranking de conquistas de títulos sul-americanos neste século é o Internacional. O Colorado venceu por duas vezes a Libertadores (2006 e 2010), a Recopa Sul-Americana (2006 e 2010) e a Copa Sul-Americana (2008).

A segunda posição é dividida por Flamengo e Palmeiras, com três taças cada. O rubro-negro tem duas Libertadores (2019 e 2022), assim como o Porco (2020 e 2021). Cada um venceu uma Recopa. Os cariocas, em 2019, e os palmeirenses, em 2021.

Quem ganhar a final de Lima, no dia 29, chegará ao quarto título sul-americano neste século e ficará na segunda posição do ranking de conquistas Conmebol a partir de 2001, atrás apenas do Internacional.

O perdedor será o terceiro colocado, e passará a ter a companhia do Atlético se ele tiver superado o Lanús uma semana antes, em Assunção, na decisão da Copa Sul-Americana.

Neste século, 12 clubes brasileiros ganharam competições promovidas pela Conmebol. Além de Internacional, com cinco títulos, Flamengo e Palmeiras, com três cada, e Atlético, com dois, os outros campeões sul-americanos do futebol brasileiro a partir de 2001 são: São Paulo, Santos, Corinthians, Grêmio, Fluminense e Athletico-PR (2), Botafogo e Chapecoense (1).

Nesta lista, não entram os clubes brasileiros campeões mundiais, pois são títulos internacionais, mas não promovidos pela Conmebol e sim pela Fifa. São três as conquistas, com São Paulo (2005), Internacional (2006) e Corinthians (2012).

Entre os chamados 12 grandes clubes, apenas Vasco e Cruzeiro não venceram competições da Conmebol neste século. A Raposa esteve perto por duas vezes, mas perdeu as finais da Libertadores, em 2009, para o Estudiantes, e da Sul-Americana, no ano passado, para o Racing.

Leia também

Copa Libertadores

  • 2005 - São Paulo
  • 2006 - Internacional
  • 2010 - Internacional
  • 2011 - Santos
  • 2012 - Corinthians
  • 2013 - Atlético
  • 2017 - Grêmio
  • 2019 - Flamengo
  • 2020 - Palmeiras
  • 2021 - Palmeiras
  • 2022 - Flamengo
  • 2023 - Fluminense
  • 2024 - Botafogo

Copa Sul-Americana

  • 2008 - Internacional
  • 2012 - São Paulo
  • 2016 - Chapecoense
  • 2018 - Athletico-PR
  • 2021 - Athletico-PR

Recopa Sul-Americana

  • 2006 - Internacional
  • 2010 - Internacional
  • 2011 - Santos
  • 2012 - Corinthians
  • 2013 - Atlético
  • 2017 - Grêmio
  • 2019 - Flamengo
  • 2021 - Palmeiras
  • 2023 - Fluminense
Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro