O diagnóstico precoce é apontado por médicos como fundamental na luta contra o câncer. A doença é considerada silenciosa justamente porque, muitas vezes, é identificada no estágio avançado. Mas como identificar um tumor na fase inicial? A oncologista Maria Helena Rangel, do grupo Oncoclínicas, explica ser possível o diagnóstico precoce de vários tumores.
- Leia também: Médico alerta sobre câncer de pênis, tumor que causa mais de uma amputação por dia no Brasil
“Para isso precisamos estar atentos aos exames de rastreio como mamografia, colonoscopia e toque retal por exemplo, que devem ser realizados no tempo certo. Em caso de sintomas, o médico deve ser procurado imediatamente”, disse.
A médica explica ainda que tumores no colo do útero, mama, intestino, próstata e de pulmão estão entre os tipos de cânceres com boa possibilidade de serem identificados no estágio inicial, por meio de exames de rastreio.
“Algumas doenças nós não temos exames para diagnóstico precoce e, na maioria das vezes, o diagnóstico acontece já pelos sintomas. São alguns exemplos o câncer de rim e o câncer de pâncreas”, diz a oncologista.
A médica ressalta que a mamografia e colonoscopia, por exemplo, são exames acessíveis fundamentais para o diagnóstico precoce. “Lembrando que cada um tem uma indicação e intervalo para realização”.
A oncologista reforça ainda a importância da prevenção. “Atividade física, boa alimentação e não fumar são ótimas medidas”, sugeriu.
Metástase
Em alguns casos, quando o diagnóstico é tardio, pode ocorrer metástase, que é quando células cancerosas do tumor original vão para outras partes do corpo e formam novos tumores.
Veja sinais de matástase (fonte Pfizer):
Câncer ósseo - a dor nos ossos que piora de noite é um dos primeiros sinais da metástase óssea.
Ossos fragilizados;
- Dores fortes nas costas e no pescoço;
- Dificuldade de urinar;
- Níveis elevados de cálcio no sangue.
Câncer no fígado - geralmente, os seguintes sinais e sintomas só aparecem quando a doença já está em uma fase avançada:
- Perda de peso;
- Falta de apetite;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Febre;
- Dor e inchaço abdominal;
- Coceira e coloração amarela na pele (icterícia).
Câncer no cérebro - tumores localizados em qualquer parte do cérebro podem crescer, inchar e pressionar o órgão, causando os seguintes sinais e sintomas:
- Dor de cabeça;
- Vômitos;
- Alterações na visão;
- Problemas de equilíbrio;
- Alterações na personalidade;
- Sonolência;
- Convulsões.
Câncer nos pulmões - os sinais e sintomas mais frequentes do câncer de pulmão são:
- Falta de ar;
- Chiado no pulmão;
- Sangue no escarro;
- Dor no peito;
- Rouquidão;
- Complicações, como bronquite e pneumonia, que voltam a aparecer com frequência.