Do campo ao treino: SP lidera produção de alimentos do mundo fitness

Segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), o estado lidera a produção de alimentos estratégicos para a nutrição esportiva

Alface, ovos, banana e batata-doce são exemplos

São Paulo é reconhecida como a capital brasileira do fitness, com mais de 13 mil academias, o estado concentra 25% do mercado nacional. Além de liderar em número de estabelecimentos, o estado se destaca por ser o principal fornecedor da base nutricional que sustenta atletas e praticantes de atividades físicas, integrando o campo diretamente à rotina de quem busca desempenho e saúde.

Protagonismo no campo e na nutrição

A força do setor acompanha o agronegócio paulista. Segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), o estado lidera a produção de alimentos estratégicos para a nutrição esportiva. Entre os principais itens produzidos anualmente, destacam-se:

  • Fontes proteicas: 1,9 milhão de toneladas de carne de frango e 16,7 bilhões de unidades de ovos.
  • Carboidratos e energia: 628 mil toneladas de amendoim e 140 mil toneladas de batata-doce.
  • Hortifrúti: 970 mil toneladas de banana e 220 mil toneladas de alface.

De acordo com especialistas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), a ingestão equilibrada desses macronutrientes é vital. Enquanto proteínas de fontes como frango e ovos são fundamentais no pós-treino, carboidratos como batata-doce e mandioca garantem a energia necessária antes e depois dos exercícios.

Inovação, suplementação e performance

O avanço tecnológico também impulsiona o setor. O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-APTA) trabalha no aprimoramento de produtos high protein, aplicando ciência na formulação de itens com whey protein para garantir sabor e textura. Outro aliado do desempenho físico é o café paulista; pesquisadores do IEA ressaltam que a cafeína é amplamente utilizada para reduzir a fadiga e melhorar a performance em atividades aeróbicas.

O mercado de amendoim é outro exemplo de expansão. Antes focado em grãos, o setor viu crescer a demanda por pastas de amendoim nas gôndolas de supermercados. O produto é valorizado pelo alto valor nutricional e conta com o selo Pró-Amendoim, que há 25 anos certifica a qualidade e segurança do alimento oferecido ao consumidor brasileiro.

Tabela nutricional: principais alimentos fitness de SP

Confira os benefícios e a função estratégica dos alimentos produzidos no estado para quem pratica atividades físicas:

AlimentoCategoriaFunção PrincipalDestaque de Produção (SP)
FrangoProteínaRecuperação e ganho de massa muscular.1,9 milhão de toneladas.
OvosProteínaFonte de aminoácidos essenciais para o pós-treino.16,7 bilhões de unidades.
Batata-doceCarboidratoFornece energia gradual e auxilia na reposição energética.140 mil toneladas.
AmendoimGorduras/ProteínaAliado no ganho de massa, rico em energia e gorduras boas.628 mil toneladas.
BananaCarboidrato/MineralReposição de energia e minerais vitais para o metabolismo.970 mil toneladas.
CaféEstimulanteMelhora o desempenho aeróbico e reduz a fadiga.Um dos principais produtores do País.
Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde

Ouvindo...