Anvisa amplia uso de Ozempic e Wegovy para doenças cardiovasculares e renais

Medicamentos têm como princípio ativo a semaglutida, agonista do receptor GLP-1

Caneta de Ozempic

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliou as indicações para o uso da semaglutida, princípio ativo de remédios como Wegovy e Ozempic. Os medicamentos são utilizados para controle da diabetes tipo 2 e para emagrecimento.

Segundo a agência, o Wegovy recebeu indicação para redução do risco de eventos cardiovasculares adversos mais graves, como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC), em adultos com doença cardiovascular estabelecida e obesidade ou sobrepeso.

Um estudo apontou que, acompanhado de dieta hipocalórica e aumento da atividade física, a semaglutida diminuiu o risco de ocorrer algumas dessas condições, que causam mortes de 400 mil brasileiros por ano.

Leia também

Enquanto isso, o Ozempic pode ser usado para doença renal crônica, além de pessoas com diabetes tipo 2. No Brasil, cerca de 29% dos paciente em diálise são diabéticos, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia.

O uso do medicamento, associado com a terapia padrão da doença, reduziu a progressão da insuficiência renal e as mortes causadas por eventos cardiovasculares graves.

Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...