Wegovy e Ozempic são aprovados pela Anvisa para redução de risco cardiovascular e renal

Segundo a Anvisa, as aprovações foram fundamentadas em estudos clínicos que demonstraram benefícios significativos para a saúde pública

Uso de ‘canetas emagrecedoras’ preocupa pesquisadores em análise de consequências a longo prazo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou novas indicações terapêuticas para a semaglutida, princípio ativo dos medicamentos Wegovy e Ozempic. A decisão, que veio a público nesta segunda-feira (2), expande o uso dessas substâncias no Brasil, permitindo que sejam prescritas para a redução de riscos cardiovasculares e renais, indo além do tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade.

A partir de agora, o Wegovy passa a ser indicado para diminuir a ocorrência de eventos cardiovasculares graves, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), em adultos com diagnóstico de sobrepeso ou obesidade e doença cardiovascular já estabelecida. Já o Ozempic teve sua indicação ampliada para pacientes com diabetes tipo 2 e doença renal crônica, visando retardar a progressão da insuficiência renal e reduzir a mortalidade por causas cardíacas.

Segundo a Anvisa, as aprovações foram fundamentadas em estudos clínicos que demonstraram benefícios significativos para a saúde pública. Dados apresentados indicam que o uso da semaglutida, aliado à terapia padrão e a mudanças no estilo de vida, pode reduzir drasticamente o impacto de condições que matam cerca de 400 mil brasileiros anualmente.

Além das atualizações para a semaglutida, a agência também aprovou uma nova indicação para o medicamento Tezspire (tezepelumabe). O fármaco agora poderá ser utilizado como tratamento complementar para adultos com rinossinusite crônica grave com pólipos nasais que não obtiveram resposta satisfatória aos tratamentos convencionais.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...