A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA), a Anvisa do Reino Unido, alertou para casos de pancreatite aguda grave em pacientes que fazem uso das canetas emagrecedoras, como Ozempic, Mounjaro e Wegovy.
A pancreatite é um efeito colateral conhecido de quem utiliza GLP-1s, porém raro. Em alguns casos, as complicações dessa condição podem ser graves, segundo a MHRA.
A agência britânica pediu atenção a médicos e pacientes para os sintomas iniciais, como dor abdominal intensa e persistente, que pode irradiar para as costas, acompanhada de náuseas e vômitos.
Apesar do alerta, a diretora de segurança da MHRA, Alison Cave, afirmou que “para a grande maioria dos pacientes, esses medicamentos são seguros e eficazes, proporcionando benefícios significativos à saúde”.
“O risco de desenvolver esses efeitos colaterais graves é muito pequeno, mas é importante que pacientes e profissionais de saúde estejam cientes e atentos aos sintomas associados”, afirmou.
Os GLP-1 são prescritos para tratamento do diabetes tipo 2 e, recentemente, foram indicaos para o controle de peso. Segundo uma pesquisa da University College London, 1,6 milhão de adultos na Inglaterra, País de Gales e Escócia utilizaram GLP-1s, como a semaglutida (Ozempic e Wegovy) e tirzepatida (Moujaro) entre 2024 e 2025, a fim de perder peso.
‘Ozempic brasileiro’ chega às farmácias; saiba preço e onde comprar Ozempic, Wegovy e Mounjaro: o que muda entre as canetas emagrecedoras Melhor que Ozempic: nova substância reduz peso em até 24% em 36 semanas
O que é pancreatite?
Pancreatite é a inflamação do pâncreas. Entre os sintomas, estão dor abdominal, febre, náusea, vômitos e, em casos muito graves, pode levar à morte.