Versão oral do Wegovy pode chegar ao Brasil em breve
Após aprovação nos EUA, diretor da Novo Nordisk no Brasil fala sobre lançamento de versão em comprimido do remédio

A patente da semaglutida, princípio ativo de medicamentos como Ozempic e Wegovy, caiu neste mês, abrindo espaço para a criação de novos medicamentos com a substância. A farmacêutica Novo Nordisk é a responsável pelos remédios e perdeu o prazo de exclusividade da tecnologia.
Com a expectativa de redução de preços e novas opções de remédios para emagrecimento, o diretor-geral da Novo Nordisk no Brasil, Allan Finkel, falou sobre o futuro da empresa. Ele afirma que há uma versão oral do Wegovy, já aprovada nos Estados Unidos, que deve chegar ao Brasil.
“Esperamos trazer mais inovação e acesso. É importante qualificar um pouco a obesidade. No Brasil, mais de 65% da população tem sobrepeso ou obesidade. É uma doença crônica, uma epidemia. Sabemos as consequências disso, com efeito em outras doenças (complicações) cardiovasculares, diabetes, câncer”, diz Finkel em entrevista ao jornal O Globo.
Segundo ele, a farmacêutica já solicitou o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para vender o remédio, que tem o mesmo efeito do Wegovy. “Tem pacientes que preferem o injetável, tem pacientes que preferem o comprimido. Ao dar mais uma opção, você amplia para que mais pacientes busquem o tratamento. A eficácia (da versão oral) foi exatamente a mesma, foi comprovada nos estudos. A Anvisa, inclusive, tem cumprido prazos. Tudo dentro do cronograma esperado e os técnicos precisam de tempo”, disse.
A expectativa é de que o remédio seja aprovado e vendido até o ano que vem, mas pode ser que isso aconteça antes. “Mas é importante salientar que a Anvisa tem sido séria e rápida, fazendo as avaliações necessárias”, destaca Finkel.
Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.



