Aposentadoria de Barroso pode mudar disputa pelo Governo de Minas

Pacheco, nome predileto de Lula para disputa estadual em 2026, é cotado para ocupar a vaga no STF

Luis Roberto Barroso, ex-presidente do STF e Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado

A decisão do ministro Luis Roberto Barroso, divulgada nesta quinta-feira (9), de antecipar sua aposentadoria, no Supremo Tribunal Federal (STF), pode mudar completamente o jogo político em Minas Gerais. Isso porque o nome predileto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para disputar o Governo de Minas é o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).

No entanto, o mineiro também é cotado para uma vaga no STF. O parlamentar deixou a decisão para outubro justamente para saber qual seria o destino do magistrado.

A partir de agora, a conversa de Pacheco com Lula muda de figura. O presidente tem algumas opções para indicar ao Supremo, entre os nomes estão o Advogado Geral da União, Jorge Messias, e o ministro do Tribunal de Contas, Bruno Dantas.

Governo de Minas
Se Lula indicar Pacheco ao Supremo terá que fazer uma outra escolha para Minas dentre os nomes estão o ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira (PSD), que planeja disputar o Senado e a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), que pretende fechar a carreira bem na prefeitura, mas não descarta concorrer ao Senado.

Fato é que a dança das cadeiras no Supremo, depois do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e das punições impostas pelos Estados Unidos, movimenta também o tabuleiro eleitoral. O ministro Barroso que deixou a presidência da Corte em setembro e se aposentadoria em 2033, quando completa 75 anos, abre o espaço com uma decisão inédita que tem sido classificada como “covarde” por alguns parlamentares.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...