Zema, Tarcísio e governadores do Sul recebem ‘medalha’ do Bope no Rio de Janeiro

Na capital fluminense, Zema criticou “sociólogos, antropólogos e assistentes sociais” que, segundo ele, “romantizam” o enfrentamento ao crime organizado no Brasil

Os governadores participaram de um “tour” nas instalações do BOPE.

Os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL); do Paraná, Ratinho Júnior (PSD); e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), receberam uma “medalha” de mérito do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do Rio de Janeiro, entregue pelo governador Cláudio Castro (PL) na última sexta-feira (5).

Além da medalha, o anfitrião conduziu os governadores em um “tour” pelas instalações do núcleo especial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

A condecoração foi criada para homenagear agentes das forças de segurança do Rio, de outros estados ou autoridades que tenham desempenhado funções ou contribuído, de alguma forma, com o Bope.

Ainda na capital fluminense, os governadores participaram da 14ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).

Leia também

Durante o evento, em discurso, o governador de Minas criticou a participação de “sociólogos, antropólogos e assistentes sociais” na discussão sobre as forças de segurança. Zema, que comentava o “case de sucesso” de El Salvador na redução da criminalidade, descartou a opinião de especialistas que, segundo ele, “romantizam” o problema.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em publicação nas redes sociais, relembrou a operação policial nos complexos do Alemão e da Penha, que deixou 122 mortos em outubro deste ano, e voltou a elogiar o desempenho das forças de segurança do Rio.

Ele também fez um gesto de apoio a Cláudio Castro, que, segundo ele, “não baixou a guarda diante do desafio”.

‘Carta’ do Rio de Janeiro

O Cosud divulgou, na manhã deste sábado, a Carta do Rio de Janeiro, documento final do 14º encontro do grupo.

O texto, assinado pelos governadores, apresenta propostas para consolidar estratégias conjuntas de enfrentamento às facções criminosas, defendendo a integração dos sistemas das polícias interestaduais e a criação de linhas permanentes de crédito pelo BNDES voltadas à modernização tecnológica das forças de segurança.

O próximo encontro do Cosud será realizado em março de 2026, em Minas Gerais.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...