Ouvindo...

PSDB lamenta saída de Eduardo Leite para o PSD

Gaúcho estava filiado ao PSDB há 24 anos e chegou a disputar as prévias para ser o candidato da legenda ao Planalto em 2022

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite

A Executiva Nacional do PSDB divulgou nota nesta quinta-feira (8) em que lamenta a decisão do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), de se filiar ao PSD. O partido destacou que a saída do gaúcho ocorre no momento em que os tucanos constroem uma fusão com o Podemos, medida que contou com o voto de Leite, mas afirmou respeitar a decisão do governador.

Leite estava filiado ao PSDB há 24 anos e chegou a disputar as prévias para ser o candidato da legenda ao Planalto em 2022, mas perdeu a indicação para o então governador de São Paulo, João Doria.

Leia também

Leia a íntegra da nota:

“O PSDB manifesta seu respeito à decisão do governador Eduardo Leite de escolher outro partido para dar continuidade à sua carreira política.

Lamentamos que essa decisão ocorra exatamente no momento em que o PSDB está se reconstruindo e se fortalecendo para voltar a liderar um projeto nacional de centro, longe dos extremos. A fusão com o Podemos, caminho que estamos construindo para fortalecer o PSDB, contou inclusive com o voto do próprio governador Eduardo Leite.

Desde a sua fundação, o PSDB nunca escolheu o caminho mais fácil, mas o mais coerente com nossos princípios e valores.

Foi assim que transformamos o Brasil, e assim continuaremos a fazer.

O Brasil precisa voltar ao caminho da responsabilidade fiscal, da modernização da máquina pública e da sensibilidade social, longe dos extremismos e do populismo.

E por mais árdua que possa parecer a travessia, resistiremos com força, fé e com a certeza de que o Brasil ainda precisa do PSDB.”

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.