Ouvindo...

Governador do Rio Grande Sul deixa o PSDB e se filia ao PSD nesta sexta

Eduardo Leite é o segundo dos três governadores tucanos eleitos em 2022 a deixar o partido e migrar para a legenda de Gilberto Kassab

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, vai trocar oficialmente o PSDB pelo PSD. A cerimônia de filiação do gaúcho ao partido comandado por Gilberto Kassab acontecerá na Direção Nacional da legenda em São Paulo nesta sexta-feira (9), às 15h.

Leite é o segundo dos três governadores tucanos eleitos em 2022 a deixar o partido e migrar para o PSD. Em março, a chefe do Executivo pernambucano, Raquel Lyra, fez o mesmo movimento. Já Eduardo Riedel, de Mato Grosso do Sul, segue na sigla.

A troca acontece às vésperas de uma fusão que o PSDB planeja fazer com o Podemos visando superar seu nítido enfraquecimento nos últimos anos.

Leia também

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.