O governador de Minas Gerais,
Romeu Zema (Novo), parece ter “embarcado” na polêmica envolvendo a
marca brasileira de chinelos Havaianas. Ele publicou, nesta quarta-feira (24), um vídeo nas redes sociais usando uma marca concorrente e escreveu na legenda: “sempre com o pé direito”.
Entenda a polêmica
A empresa provocou uma reação instantânea de políticos próximos do ex-presidente
Jair Bolsonaro (PL) ao lançar um novo comercial estrelado pela atriz
Fernanda Torres.
Na peça publicitária, lançada para a virada do ano, a
ganhadora do Globo de Ouro afirma que não deseja que o público comece 2026 com o “pé direito”.
“
Desculpa, mas não quero que você [espectador] comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte, mas vamos combinar: sorte não depende de você, depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser”.
— disse a atriz no comercial.
O jogo de palavras usado pela Havaianas, somado à participação de Torres — intérprete de
Euníce Paiva no longa
ganhador do Oscar “Ainda Estou Aqui” —, fez com que alguns políticos interpretassem a propaganda como uma “provocação”.
O filho do ex-presidente,
Eduardo Bolsonaro (PL-SP), publicou nas redes sociais que começaria o ano com “o pé direito, mas não de Havaianas”.
O exemplo também foi seguido pelo deputado federal
Nikolas Ferreira (PL-MG), que escreveu nas redes sociais: “Havaianas, nem todo mundo agora vai usar”.
A repercussão levou parlamentares da ala mais conservadora do Congresso a incitarem um “boicote” à empresa.
Na segunda-feira (22), as
ações preferenciais da Alpargatas (ALPA4) — dona da Havaianas — registraram queda de aproximadamente 3% na B3, sendo negociadas em torno de R$ 11,36.
Logo na terça-feira (23), entretanto, a empresa recuperou todo o valor de mercado perdido. As ações preferenciais encerraram o dia em alta de 4,02%, cotadas a R$ 11,90.