O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) comentou nesta sexta-feira (18) sobre a
“Não é culpa minha. Eu não estou fazendo nada. Eu só levo os fatos aqui. Eu sequer tenho o poder da caneta. Eu não posso chegar e ficar aconselhando o presidente Trump, ‘faz isso, retire a tarifa’. Eu nunca vi o Trump recuar. Não existe recuo. Se este for o cenário, o Brasil será mergulhado em um caos e terá um tratamento semelhante ou igual ao da Venezuela”, disse o parlamentar em entrevista à CNN Brasil.
Eduardo afirmou que se a elite brasileira não pressionar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para encerrar o que considera uma “perseguição política” ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados, Trump pode adotar medidas mais duras, como a exclusão do Brasil do sistema SWIFT, a rede internacional de comunicação dos bancos.
Segundo o parlamentar, Moraes quer retirar a oposição ao governo Lula (PT) das eleições de 2026 e, para que isso não ocorra, o presidente americano é a “única esperança”.
“O Brasil terá a oposição varrida das eleições de 2026 se a única esperança que está surgindo agora com os Estados Unidos não der certo. É por isso que não haverá recuo. E o nosso aliado, ele é muito forte. O Trump não vai recuar diante do Alexandre de Moraes. Se houver o cenário de terra arrasada, pelo menos eu estarei vingado desses ditadores de toga”, declarou.