Ouvindo...

Lula diz que Bolsonaro, ao defender anistia, ‘já se considera culpado’

Questionado sobre semelhanças entre o processo que julga o ex-presidente e aquele comandado por Sergio Moro, que condenou Lula, o presidente negou coincidências

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, em entrevista ao SBT na noite desta sexta-feira (5), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já “se considera culpado” antes de ser condenado quando defende a anistia. Ele negou que o processo contra Bolsonaro seja político e disse que somente os autos do processo dirão “o que está acontecendo” no julgamento.

“O ex-presidente cometeu muita bobagem, não é uma figura normal, está sendo julgado com base em delações de generais e tenentes que trabalharam com ele. Destruiu muita coisa nesse país. Espero que, no Brasil, a Justiça seja para todo mundo. O que está acontecendo nesse caso, o cidadão começa um processo de pedir anistia antes de ser julgado. Significa que ele sabe que é culpado”, afirmou Lula.

Questionado sobre semelhanças entre o processo que julga o ex-presidente e aquele comandado por Sergio Moro, que condenou Lula, o presidente negou coincidências e disse que a diferença é que “Moro construiu uma mentira” e que Bolsonaro “cometeu um crime que está nos autos do processo”. “O cidadão primeiro tem que provar sua inocência. Nem ele acredita nele”, declarou.

Ainda na entrevista, Lula foi perguntado sobre as eleições de 2026 e, apesar de não ter cravado que será candidato, disse que, se tomar essa decisão, será para “ganhar as eleições”. “A extrema-direita não voltará a governar este país. Os democratas deste país não deixarão”, concluiu.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.