Ouvindo...

Câmara define deputados do PSD para comandar análise de MPs do governo

Escolhas de Hugo Motta envolvem programas bilionários: crédito emergencial para empresas e distribuição gratuita de gás

O deputado Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados

As comissões mistas que vão avaliar duas medidas provisórias do governo já têm seus primeiros nomes definidos. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta sexta-feira (5) que deputados do PSD ocuparão funções de destaque nos colegiados.

Na comissão que discutirá a MP do tarifaço, proposta que libera R$ 30 bilhões para o programa Brasil Soberano, voltado a apoiar empresas prejudicadas pelas sobretaxas impostas pelos Estados Unidos, o comando ficará com o deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP). A relatoria será responsabilidade de um senador, ainda não anunciado.

Leia também

Já a análise da MP que cria o programa Gás do Povo terá como relator o deputado Hugo Leal (PSD-RJ). A iniciativa prevê investimento de R$ 5,1 bilhões a partir de 2026 para viabilizar a entrega gratuita de botijões de gás a 15,5 milhões de famílias de baixa renda. A presidência da comissão será definida pelo Senado.

Hugo Motta destacou que os dois textos terão prioridade no Congresso. A instalação dos colegiados depende apenas de votação protocolar para oficializar os cargos, já que a divisão costuma ser resultado de acordos políticos.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.