Ouvindo...

Acordo para equipar hospital no Vale do Mucuri será assinado na segunda (8) no TCE

O Termo de Autocomposição prevê o repasse de R$ 127,5 milhões, provenientes do acordo judicial da tragédia de Brumadinho, em 2019

Hospital Regional de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), irá assinar, na próxima segunda-feira (8), o acordo com o Instituto Mário Penna (IMP) para a aquisição dos equipamentos do Hospital Regional de Teófilo Otoni (HRTO), no Vale do Mucuri.

A cerimônia simbólica do acordo de conciliação será realizada na sede do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), na região Oeste de Belo Horizonte.

O Termo de Autocomposição prevê o repasse de R$ 127,5 milhões, provenientes do acordo judicial relacionado ao rompimento da barragem da Mina de Córrego do Feijão, ocorrido em janeiro de 2019. A tragédia deixou 270 mortos e despejou milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração na bacia do Rio Paraopeba.

O valor será utilizado, exclusivamente, para a compra de equipamentos hospitalares, bem como para pequenas obras e reformas necessárias ao funcionamento do HRTO.

Leia também

A previsão do governo mineiro, conforme informado à Itatiaia em maio deste ano, é de que a estrutura do hospital seja entregue ainda no segundo semestre de 2025.

A expectativa é que a instituição conte com mais de 400 leitos de internação, sendo 40 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulta, pediátrica e neonatal, além de serviços como maternidade, ambulatório, pronto atendimento e Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SADT).

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.