O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta terça-feira (12) que o plano de contingência do governo para ajudar os setores mais afetados pelo tarifaço de 50% decretado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve ser divulgado até amanhã (13).
Em entrevista à rádio Alvorada, de Guanambi (BA), o petista afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará uma nova reunião para fechar o conjunto de ações, a exemplo do encontro com o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), no começo da noite de segunda-feira (11).
“Eu não posso aqui antecipar porque ele [Lula] ainda não tomou a decisão final, ainda terá outra reunião hoje pela manhã e, portanto, só depois que ele bater o martelo final é que essas medidas poderão ser anunciadas. A ideia geral é apoiar, estimulando que essas empresas possam redirecionar, inclusive, seus produtos para outros países”, afirmou Rui.
Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entre as medidas que devem constar no plano de contingência, estão a concessão de crédito para as empresas mais afetadas pela sobretaxa e o aumento das compras governamentais, além de uma reforma no Fundo de Garantia para Exportações (FGE).
As ações serão estabelecidas em uma Medida Provisória.