Ouvindo...

Tarifaço: Governo deve anunciar plano de contingência até quarta, diz Rui Costa

Segundo o ministro da Casa Civil, o presidente Lula fará algumas reuniões ainda hoje para bater o martelo sobre as medidas

O ministro Rui Costa confirmou o lançamento do novo PAC para o mês de julho

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta terça-feira (12) que o plano de contingência do governo para ajudar os setores mais afetados pelo tarifaço de 50% decretado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve ser divulgado até amanhã (13).

Em entrevista à rádio Alvorada, de Guanambi (BA), o petista afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará uma nova reunião para fechar o conjunto de ações, a exemplo do encontro com o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), no começo da noite de segunda-feira (11).

“Eu não posso aqui antecipar porque ele [Lula] ainda não tomou a decisão final, ainda terá outra reunião hoje pela manhã e, portanto, só depois que ele bater o martelo final é que essas medidas poderão ser anunciadas. A ideia geral é apoiar, estimulando que essas empresas possam redirecionar, inclusive, seus produtos para outros países”, afirmou Rui.

Leia também

Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entre as medidas que devem constar no plano de contingência, estão a concessão de crédito para as empresas mais afetadas pela sobretaxa e o aumento das compras governamentais, além de uma reforma no Fundo de Garantia para Exportações (FGE).

As ações serão estabelecidas em uma Medida Provisória.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.