Ouvindo...

CPMI do INSS vai votar convocação de irmão de Lula após bloqueio de R$ 390 mi do sindicato

Irmão de Lula, que não é investigado pela PF, é vice-presidente do Sindnapi - uma das entidades que estão no centro do esquema de desvios de aposentadorias e pensões

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG)

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou que vai pautar na quinta-feira (16) a convocação de Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para prestar depoimento à comissão.

Frei Chico é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), entidade que está no centro das investigações sobre desvios de recursos de benefícios previdenciários. A Polícia Federal apura o envio de dinheiro do INSS para empresas de fachada e familiares de dirigentes do sindicato.

Leia também

Nesta semana, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio de R$ 390 milhões do Sindnapi. O valor corresponde aos descontos feitos em benefícios entre 2021 e janeiro deste ano.

Segundo o senador Carlos Viana, a convocação de Frei Chico integra um conjunto de oitivas destinadas a esclarecer o envolvimento de entidades e associações no esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões.

O requerimento será analisado pelos parlamentares a partir das 9h, em sessão deliberativa da CPMI.

Frei Chico, que é irmão do presidente Lula, não é investigado pela Polícia Federal, mas ocupa um dos cargos de direção do sindicato que teve os recursos bloqueados por ordem do STF. A entidade nega qualquer irregularidade.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio