A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse nesta terça-feira (14) que o desmatamento zero até 2030 é “lição do bom senso” e defendeu a “cooperação” global na COP30. A declaração foi dada no evento Pré-COP Ministerial.
Marina avaliou como positivas as negociações preliminares realizadas em Brasília entre segunda (13) e esta terça-feira, durante o evento. Na sessão de encerramento, ela enfatizou a importância de garantir “financiamento adequado” para enfrentar a emergência climática.
“Já sabemos, não é mais os US$ 100 bilhões que os especialistas dizem que precisa ser na ordem de US$ 1,3 trilhão. Mas eu tenho certeza que, com o apoio dos economistas, do ciclo de finanças e de todas as manifestações que tivemos aqui, haveremos de traçar esse mapa do caminho para viabilizar os meios de implementação. Não existe como falar de COP da implementação se não tivermos os meios para isso, os meios financeiros, os recursos humanos e também recursos tecnológicos”, afirmou ela.
No evento, o embaixador e presidente da COP30, André Correia do Lago, afirmou que ainda há muito o que negociar para viabilizar os acordos. “Eu acho que a gente conseguiu alguns pré-consensos sem confirmação. E com relação ao que falta para a negociação, muita coisa”.
O evento
A celebração reuniu ministros do clima de 62 países. O evento é realizado a menos de um mês da Cúpula Mundial do Clima – COP30, que começa entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA).