Ouvindo...

Com articulação em avanço, Lula se aproxima de indicar sucessor de Barroso no STF

Jorge Messias é o favorito, mas Rodrigo Pacheco também disputa a vaga; discussões para escolha do próximo ministro já começaram

O presidente Lula durante visita ao Supremo Tribunal Federal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensificou as conversas sobre quem será o sucessor de Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). Na noite desta terça-feira (14), Lula se reuniu com ministros da Corte no Palácio da Alvorada para discutir o perfil do próximo indicado.

Participaram do encontro os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin, além do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Conforme apuração da Itatiaia, o tema do encontro foi, justamente, a escolha oficial que será feita por Lula.

Leia também

O nome mais cotado até agora é o do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, aliado de longa data de Lula e que já era especulado desde as indicações de Flávio Dino e Cristiano Zanin. No entanto, há no páreo o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que também é considerado um candidato viável. O principal fiador dessa indicação é o atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Na segunda-feira (13), Alcolumbre recebeu em sua residência oficial o presidente do STF, Edson Fachin, e o próprio Pacheco para discutir projetos de interesse do Judiciário - reunião que ele classificou como um momento de “parceria institucional”. Também participaram o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o presidente do STJ, Herman Benjamin.

Barroso anunciou sua aposentadoria no último dia 9, e deixará o Supremo na sexta-feira (17). A nova indicação será a 3ª feita por Lula ao longo de seu terceiro mandato.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio