Ouvindo...

STF dá prazo à Câmara para se posicionar sobre PEC da Blindagem

Toffoli analisará ação de Kataguiri que questiona ampliação de foro privilegiado e regras de investigação de parlamentares

O ministro Dias Toffoli, do STF, pede resposta da Câmara sobre PEC da Blindagem

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, determinou nesta quinta-feira (18), que a Câmara dos Deputados apresente sua manifestação sobre a PEC da Blindagem em até 10 dias. A decisão responde a uma ação do deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), que busca suspender a tramitação da proposta.

Leia também

Principais pontos da ação de Kataguiri:

  • Alega que a PEC viola a Constituição ao estender o foro privilegiado a presidentes de partidos com representantes no Congresso.
  • Questiona a exigência de autorização legislativa para medidas civis contra parlamentares.
  • Aponta divergência entre o texto aprovado pelo plenário da Câmara e o enviado ao Senado pela Mesa Diretora.
  • Solicita que o voto para autorizar investigações e processos contra congressistas não seja secreto.

No despacho, Toffoli informou que só decidirá sobre o pedido liminar após receber a manifestação da Câmara. É prática comum do STF pedir informações às partes em casos em andamento.

Além disso, o parlamentar solicitou que a Procuradoria-Geral da República se manifeste sobre a proposta. Até o momento, a Mesa da Câmara não se pronunciou sobre a determinação do Supremo.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.