Ouvindo...

Bate-boca entre Eliziane Gama e relator marca sessão da CPMI do INSS

Senadora acusou Alfredo Gaspar de desrespeito e violência política contra mulher após ele mencionar possível convocação de sua irmã para depor

A senadora Eliziane Gama discute com relator da CPMI do INSS, o deputado Alfredo Gaspar

A reunião da CPMI do INSS desta quinta-feira (18) foi marcada por um intenso bate-boca entre a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) e o relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União-AL). O confronto começou durante o depoimento do advogado Nelson Wilians, quando Eliziane pediu respeito no trato com as parlamentares. “Quero deixar aqui ao relator desta comissão que trate as mulheres como trata os homens. O senhor fala com muita educação com eles, e nós também precisamos ser tratadas da mesma forma”, afirmou a senadora.

Gaspar reagiu de imediato: “Quero dizer à nobre senadora que isso aqui não é um circo não, a senhora me respeite”. Em seguida, Eliziane devolveu: “Tigrão para cima de mim agora, é? Me respeite o senhor, deputado. Vossa Excelência pensa que está falando com quem?”.

A troca de acusações se agravou quando o relator insinuou que a senadora estaria preocupada com a possibilidade de sua irmã, Elisvane Gama, ser convocada pela comissão. Governistas interpretaram a fala como uma ameaça. Gaspar rebateu: “A senhora está preocupada com a sua irmã ser convocada. A senhora não se preocupe”.

Leia também

O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), minimizou a situação, negou ter visto ameaça e determinou que o trecho fosse retirado das notas taquigráficas da reunião.

Mais tarde, em nota, Eliziane acusou o relator de “violência política contra mulher” e defendeu a conduta da irmã. “Elisvane é superintendente federal da Pesca no Maranhão há dois anos e não há qualquer suspeita contra ela relacionada ao objeto da CPMI. A fala do relator é rasa, carece de veracidade e mostra despreparo para ocupar tal cargo”, afirmou. A senadora disse ainda que a irmã acionou a Polícia Federal e órgãos de fiscalização para garantir a apuração de eventuais denúncias sobre sua gestão.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.