Saiba o que é bloqueio do nervo frênico, procedimento pelo qual Bolsonaro passa

Tratamento é considerado invasivo, mas seguro, e pode causar dificuldade na respiração

Na manhã dessa quinta-feira (25), Bolsonaro passou por uma cirurgia para corrigir uma hérnia inguinal

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou ao centro cirúrgico para realizar um procedimento de tratamento para as crises de soluço, na tarde deste sábado (27). Ele fará um bloqueio anestésico do nervo frênico, que fica na região da coluna cervical e se estende até o diafragma.

Na manhã dessa quinta-feira (25), Bolsonaro passou por uma cirurgia para corrigir uma hérnia inguinal bilateral. O processo correu bem e durou cerca de quatro horas.

Leia também

De acordo com Claudio Birolini, cirurgião-geral e um dos responsáveis pelo tratamento do ex-presidente, o procedimento é invasivo mas seguro, e serve para anestesiar o nervo frênico temporariamente. "[O procedimento] pode ter complicações sobre as quais não temos controle, por exemplo, a paralisia do músculo do diafragma, com dificuldade de respiração”, diz o médico à CNN Brasil.

Caso Bolsonaro tenha dificuldades para respirar, seria necessário suporte ventilatório artificial, até passar o efeito do anestésico. Ele deve ficar internado entre cinco e sete dias para cuidados pós-operatórios. A alta hospitalar dependerá da evolução clínica e da capacidade de retomar os cuidados básicos.

*Sob supervisão de Lucas Borges

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...