Médicos detalham procedimento realizado em Bolsonaro para conter crises de soluço

O ex-presidente está internado desde o dia 24 de dezembro

Médicos de Bolsonaro dão coletiva neste sábado (27)

Internado desde o dia 24 de dezembro no Hospital DF Star, em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro passou, neste sábado (27), por um procedimento médico conhecido como bloqueio do nervo frênico.

A intervenção foi realizada após a equipe constatar que o tratamento medicamentoso não apresentou a resposta esperada. O radiologista e intervencionista, Mateus Saldanha, afirmou que o procedimento deu certo.

“Foi bem bacana, deu tudo certo. A gente conseguiu localizar, fizemos o bloqueio de um lado, porque se fizer dos dois lados, pode dar dessaturação. Primeiramente faz de um lado e depois de outro para ver como vai ser a resposta. É multifatorial a questão do soluço”, afirmou ele em coletiva.

Segundo os médicos responsáveis por Bolsonaro, a proposta inicial era otimizar ao máximo o tratamento com os medicamentos disponíveis. No entanto, diante da persistência do quadro, a equipe decidiu pela realização do procedimento.

“Ontem [sexta] ele teve uma crise de soluço muito forte, incomodou para dormir, acordou abatido”, afirmou o cardiologista Brasil Caiado.

De acordo com o médico, foi a partir desse episódio que a equipe passou a avaliar a necessidade da intervenção.

Leia também

“Como estávamos com programação até segunda-feira, hoje chamamos a equipe que faz o procedimento e optamos pelo procedimento. Vamos aguardar resposta. Hoje [sábado] foi feito do lado direito e segunda-feira faremos do lado esquerdo”, explicou Caiado.

Ainda conforme a equipe médica, o diafragma é controlado por dois nervos frênicos, um do lado direito e outro do lado esquerdo.

A estratégia adotada foi realizar o bloqueio de forma gradual, começando por um dos lados e, posteriormente, repetir a intervenção no outro, a fim de avaliar a resposta do organismo ao procedimento.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Ouvindo...