Médicos detalham como foi cirurgia de Bolsonaro

Equipe médica informou que procedimento ocorreu como o previsto e ex-presidente ficará sob observação

Médicos detalham como foi cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro

A equipe médica que realizou a cirurgia no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na manhã desta quinta-feira (25), detalhou o procedimento médico e falou sobre os próximos passos para a recuperação do ex-chefe do Executivo.

Segundo o cirurgião Cláudio Birolini, a cirurgia correu dentro do previsto e Bolsonaro será observado nos próximos dias para uma avaliação da recuperação.

“Procedimento transcorreu como previsto. O presidente tinha uma hérnia do tipo misto, direta e indireta, foi corrigida. Foi feito um reforço no aparelho abdominal, colocada uma tela de material plástico. Ele tomou anestesia geral, já está acordado, no quarto. No pós operatório deve se alimentar”, explicou Birolini.

“Nos próximos dias os cuidados serão voltados para a analgesia, fisioterapia, profilaxia de tromboembolismo venoso”, afirmou o médico.

Os médicos optaram pelo procedimento convencional, com correção das hérnias e reforço da região com tela de polipropileno. O Hospital DF Star deve divulgar ainda na tarde desta quinta um boletim médico com a atualização do quadro de saúde do ex-presidente.

“A cirurgia demorou cerca de 3 horas. Agora tem o cuidado pós-operatório, com a prevenção de infecções, de trombose, tudo isso requer um cuidado especial e vamos estar ao lado dele o tempo todo para prevenir”, explicou o médico.

A equipe ainda discute se vai fazer um novo procedimento nos próximos dias focado na crise de soluços do ex-presidente. A cirurgia realizada hoje não tem efeito para reduzir esse quadro em específico.

“Ele precisa estar bem para fazer o autocuidado, conseguir se alimentar, tomar banho. Então, ele não pode estar em um lugar que ficará desassistido. Quando julgarmos que ele terá condições de sair, vamos avaliar. É no dia a dia. A previsão é de 5 a 7 dias”, disse o médico.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Ouvindo...