Vereador de BH contabiliza tempo gasto por colegas com pautas ‘desnecessárias’

Parlamentar comparou tempo despendido no debate de um projeto simbólico com o empregado em uma pauta com impactos práticos na vida dos cidadãos

Vereador Helton Junior (PSD) tem apostado na crítica ao tempo gasto com projetos simbólicos na Câmara de BH

O vereador Helton Junior (PSD) usou seu perfil no Instagram para criticar o tempo gasto pela Câmara Municipal de Belo Horizonte na discussão de projetos simbólicos e sem aplicação prática para a capital mineira.

Em um carrossel de publicações, ele usou um vídeo acelerado para mostrar como os parlamentares ficaram mais de duas horas discutindo um projeto de lei que visa proibir a presença de crianças em blocos carnavalescos e outros eventos considerados impróprios pela ala conservadora da Casa.

Helton classificou o projeto como “uma discussão de forte apelo simbólico, sem criação de política pública ou solução para problemas estruturais da cidade”.

Para efeito comparativo, no slide seguinte o vereador usa o exemplo de uma proposta votada na sequência. “Na mesma sessão, foi votado em menos de dois minutos o projeto que acaba com o horário de férias nos ônibus. Horário de férias prejudica quem trabalha. A cidade segue funcionando, e o ônibus tem que acompanhar. Esse projeto é para respeitar a rotina do trabalhador”.

Em seu primeiro mandato na Câmara de BH, Helton Júnior se notabilizou com um tom crítico à profusão de projetos simbólicos e polêmicos que tomam tempo na pauta da Casa. Só no primeiro ano desta legislatura, os vereadores belo-horizontinos já aprovaram medidas como a promoção de métodos contraceptivos naturais; o dia do legendário; a adoção de bíblias como material paradidático; a expedição de atestado de óbito para fetos; e o Dia Municipal da Fidelidade Conjugal e do Casamento Monogâmico Cristão.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.
A coluna Poder em Minas é um espaço para a publicação de informações de bastidores, análises e apurações exclusivas dos repórteres de política da Itatiaia. A partir dos textos no portal e vídeos nas redes sociais, a equipe da redação mantém os ouvintes, espectadores e leitores bem informados sobre as movimentações que arquitetam o cenário das eleições de 2026.

Ouvindo...