Ouvindo...

Calendário de BH ganha ‘Dia da Fidelidade Conjugal e do Casamento Monogâmico Cristão’

Projeto foi aprovado na Câmara Municipal e sancionado pela prefeitura da capital em ano repleto de novas datas comemorativas

Lei sancionada nesta sexta (25) cria o “Dia Municipal da Fidelidade Conjugal e do Casamento Monogâmico Cristão”

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), sancionou na última sexta-feira (24) uma lei que torna 18 de maio o “ Dia Municipal da Fidelidade Conjugal e do Casamento Monogâmico Cristão”. A medida é oriunda de um projeto apresentado na Câmara Municipal da capital pelo vereador Neném da Farmácia (Mobiliza).

Segundo a argumentação apresentada pelo parlamentar em seu primeiro mandato, a criação da data se justifica como uma forma de valorizar a formação familiar entre homem e mulher.

“Ao instituir essa data, busca-se, principalmente, promover a reflexão sobre o papel essencial da união estável entre um homem e uma mulher, destacando os benefícios sociais dessa forma de relacionamento para a comunidade como um todo. Além disso, pretende-se criar um espaço para incentivar o diálogo sobre as questões relativas à família e ao fortalecimento dos vínculos familiares, promovendo a conscientização sobre a importância da fidelidade, da confiança e da união conjugal”, afirma o vereador em seu projeto.

Este é o oitavo projeto aprovado por Neném da Farmácia para incluir solenidades no calendário municipal em seu primeiro ano de atuação na Câmara de BH. Além de criar o dia da Fidelidade Conjugal e do Casamento Monogâmico Cristão, o parlamentar é responsável pelas seguintes propostas:

  • Torna abril o mês da ‘Tulipa Vermelha’ para conscientização da doença de Parkinson;
  • Torna 12 de agosto o Dia Municipal da Juventude Sadia Sem Drogas;
  • Cria o ‘fevereiro roxo e laranja’ para conscientização sobre doenças autoimunes;
  • Torna 5 de março o Dia Municipal da Música Erudita;
  • Torna 9 de junho o Dia Municipal da Música Gospel;
  • Torna 17 de maio o Dia Municipal de Conscientização sobre a Enterocolite Necrosante;
  • Torna 2028 o Ano Municipal de Conscientização sobre o Respeito ao Idoso.

Desde 2022, todas as datas comemorativas em Belo Horizonte integram uma única lei que recebe adições a cada nova proposta aprovada na Câmara e sancionada pela PBH. A Lei 11.397/2022 já recebeu 37 alterações só em 2025.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.