A escalada ideológica envolvendo projetos de lei que criam datas comemorativas em Belo Horizonte continua. O capítulo mais recente foi um projeto de lei protocolado pelo vereador Neném da Farmácia (Podemos), que estabelece 18 de maio como o “Dia Municipal da Fidelidade Conjugal e do Casamento Monogâmico Cristão”. O texto começou a tramitar nessa quinta-feira (3) na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Na justificativa do projeto, o parlamentar defende que a escolha da data está “relacionada ao desejo de destacar a importância de valores fundamentais que sustentam muitas famílias em nossa cidade”. “A fidelidade conjugal e o casamento monogâmico são pilares que, para grande parte da população, representam o alicerce de uma convivência saudável, estruturada e duradoura no contexto familiar”, pontua.
Neném da Farmácia ainda diz que ao instituir a data, busca-se uma reflexão sobre o “papel essencial” da união estável entre “um homem e uma mulher”, destacando “os benefícios sociais dessa forma de relacionamento para a comunidade como um todo”.
“Com isso, este projeto de lei pretende não apenas celebrar uma prática comum e profundamente significativa para uma grande parte da população de Belo Horizonte, mas também contribuir para o fortalecimento de uma cultura de respeito, responsabilidade e compromisso dentro da vida familiar, que reflete diretamente no bem-estar social da cidade”, conclui.
A reportagem procurou o vereador, mas não houve resposta até a publicação. O espaço continua aberto.
Embate
O embate envolvendo projetos com datas comemorativas começou a partir da aprovação do Dia Municipal dos Métodos Naturais anticoncepcionais, texto assinado pelo vereador de direita Uner Augusto (PL).
A proposta gerou uma resposta imediata e dois textos, apresentados pela esquerda, estabelecem, no mesmo dia, 7 de julho, o Dia Municipal de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e o Dia Municipal do DIU.
A batalha gerou um novo projeto, que caminha nas comissões da Câmara, que veda que mais de uma data comemorativa seja comemorada no mesmo dia, também apresentado por Uner Augusto (PL).