O projeto sobre militares que travou a pauta na Assembleia de MG

Proposta apresentada cria Transação Administrativa Disciplinar (TAD)

ALMG

Um projeto de lei que prevê mudança no Código de Ética e Disciplina dos Militares se tornou motivo de embate e travou a pauta de votações na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A proposta (PL 924/23), de autoria do deputado Caporezzo (PL), prevê a criação de uma Transação Administrativa Disciplinar (TAD), que consistiria em um acordo entre o militar transgressor e a autoridade competente, por meio do qual o transgressor se comprometeria a cumprir determinadas medidas para se evitar a aplicação de sanção disciplinar decorrente de processo administrativo.

Alguns deputados apontam que o projeto atenua punições a militares que atuarem contra a lei, de forma irregular ou abusiva. Já os parlamentares da bancada da segurança dizem que a medida que seria estendida aos militares já é direito de todos os cidadãos.

Sem acordo na reunião de quarta-feira (10), o projeto não foi votado e o quórum da sessão caiu.

Leia também

A coluna Poder em Minas é um espaço para a publicação de informações de bastidores, análises e apurações exclusivas dos repórteres de política da Itatiaia. A partir dos textos no portal e vídeos nas redes sociais, a equipe da redação mantém os ouvintes, espectadores e leitores bem informados sobre as movimentações que arquitetam o cenário das eleições de 2026.

Ouvindo...