O ex-diretor-geral da
Quem é Silvinei e por que ele foi preso?
Em agosto deste ano,
Ele recebeu uma pena de 24 anos e seis meses de prisão por envolvimento na
Silvinei Vasques é natural de Ivaiporã, no Paraná, e ingressou na corporação em 1995, construindo carreira dentro da PRF.
Durante o governo Bolsonaro, o ex-servidor chegou ao cargo máximo da PRF, o de diretor-geral.
Ele se aposentou voluntariamente, com salário integral, em dezembro de 2022, após o fim das eleições.
Depois de deixar a Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de São José, na Grande Florianópolis. Neste mês de dezembro, no entanto, logo após as condenações judiciais pelo envolvimento na
Condenação
Entre as decisões, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), no Rio de Janeiro, condenou o ex-servidor por improbidade administrativa, após a Justiça concluir que ele utilizou a PRF de forma indevida para favorecer a candidatura à reeleição de Bolsonaro.
A decisão aponta que o então diretor-geral promoveu uma confusão intencional entre manifestações políticas e o exercício do cargo de agente público.
Ele foi condenado ao pagamento de multa de aproximadamente R$ 546,6 mil e ficou proibido de contratar com o poder público por quatro anos.
Em outro processo, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Silvinei Vasques a 24 anos e seis meses de prisão, em regime fechado, por participação na organização criminosa que atuou para tentar impedir a
Para o STF, o ex-diretor-geral da PRF atuou no
Além da prisão, ele teve os direitos políticos suspensos, tornou-se inelegível e foi condenado a contribuir para uma indenização coletiva de R$ 30 milhões.
Prisão no Paraguai e preventiva
A
Os policiais, então, iniciaram diligências no endereço do ex-servidor, em São José, mas ele não foi encontrado no local.
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a prisão preventiva. Na decisão, o magistrado afirma que o conjunto de informações demonstra que a violação da medida cautelar de monitoramento eletrônico indica a efetivação de fuga.