PGR se manifesta contra pedido da defesa de Bolsonaro por Smart TV na prisão

A Procuradoria-Geral da República, no entanto, se manifestou a favor da remissão da pena do ex-presidente por leitura

Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente do Brasil.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou, nesta quarta-feira (14), contra o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que solicitava uma Smart TV no quarto onde ele está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília. A PGR considera que o uso de um aparelho com conexão à internet inviabilizaria a restrição ao acesso às redes sociais.

Leia também

É admitida, no entanto, a possibilidade de Bolsonaro ter acesso a uma TV a cabo, desde que seja “logisticamente viável” para a unidade prisional, que o aparelho seja limitado a canais “que não admitam interação direta ou indireta com terceiros, não apresentando inconsistência com a legislação punitiva”, e que todos os custos, em caso de eventual liberação, sejam pagos pelo ex-presidente.

Remissão de pena por leitura

A Procuradoria, no entanto, se manifestou favoravelmente à remissão da pena por leitura para Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão por liderar uma tentativa de golpe de Estado.

A PGR também opinou a favor da assistência religiosa, nos termos da Lei de Execuções Penais, para o ex-presidente. É ressaltado que, nesse caso, pastores e líderes espirituais que o visitem não devem atuar como “agentes políticos”.

Com a manifestação oficial da PGR, a decisão sobre os pedidos será tomada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator da execução penal.

Não há prazo para que Moraes tome uma decisão.

Lista de leitura

No Distrito Federal, o sistema penitenciário dispõe de uma lista de livros que podem ser lidos e resenhados para redução da pena. Entre as obras estão:

  • Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubens Paiva, que inspirou o filme homônimo protagonizado por Fernanda Torres, e conta a história da família Paiva durante a ditadura militar.
  • Democracia, de Phillips Bunting, livro que trata do conceito e da história da democracia, abordando questões sobre política, cidadania e uso das redes sociais.
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...