PF investiga suposta fuga de Ramagem do Brasil

Condenado pelo STF no julgamento da tentativa de golpe, teria saído do Brasil para se refugiar em Miami, nos Estados Unidos

O deputado federal e ex-diretor-geral da Abin Alexandre Ramagem (PL-RJ)

A Polícia Federal (PF) investiga se o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do núcleo crucial da tentativa de golpe, fugiu do Brasil para os Estados Unidos de maneira clandestina. Segundo a CNN Brasil, a suspeita é de que o parlamentar teria cruzado a fronteira e viajado a partir de um país vizinho.

Ramagem está em Miami, no estado da Flórida, segundo informações reveladas pelo portal Platô Br e confirmadas pela CNN Brasil. Em nota, a Câmara dos Deputados afirmou que não autorizou uma missão oficial no exterior para o deputado, nem que houve comunicação de afastamento do parlamentar do Brasil.

O deputado faz parte do primeiro núcleo julgado na tentativa de golpe, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da cúpula do antigo governo. Ramagem foi condenado a 16 anos, um mês e 15 dias de prisão em regime inicial fechado pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e Golpe de Estado.

O parlamentar só não foi julgado pelos crimes de dano qualificado, uma vez que a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de resolução que suspendeu o julgamento desse crime. A justificativa é de que esse ato teria ocorrido durante os ataques de 8 de janeiro de 2023, quando Ramagem já havia sido diplomado.

Na noite dessa quarta-feira (19), a bancada do PSOL entrou com um pedido de prisão preventiva contra Ramagem. Segundo o deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), que assina o pedido à PF, se confirmada, a viagem do parlamentar configura risco de fuga.

A Itatiaia tenta contato com a defesa de Ramagem. O espaço segue aberto para manifestação.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...