Alê Portela é exonerada do Governo Zema, mas vai voltar nos próximos dias; entenda

Secretária de Estado de Desenvolvimento Social vai retornar para o seu mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Portela afirma que também terá reuniões para discutir as eleições de 2026

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Alê Portela (PL), foi exonerada do governo Romeu Zema (Novo) na manhã desta quinta-feira (20), em publicação no diário oficial do estado. Portela vai deixar a Cidade Administrativa para retornar à sua cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para a apresentação de projetos de lei e a indicação de emendas no orçamento de 2026.

Em nota enviada à reportagem, a secretária afirmou que solicitou a exoneração para dedicar-se às ações exclusivas do seu mandato parlamentar. Segundo ela, sua estadia na pasta “interrompe a produção legislativa”.

Portela está licenciada do mandato de deputada estadual desde junho de 2024, quando ela foi indicada para substituir a então secretária Elizabeth Jucá na Sedese. Na ALMG, ela foi substituída pela primeira suplente do Partido Liberal, Amanda Teixeira Dias, que foi efetivada no cargo após a eleição de Coronel Sandro (PL) como prefeito de Governador Valadares.

Atualmente, Alê Portela é substituída por Lincoln Drummond (PL). A secretária afirma que seu retorno para a Assembleia se dá para estudar e “indicar emendas de orçamento e assegurar o atendimento da base eleitoral”. Ela também afirmou que vai se dedicar a reuniões com assessores para discutir estratégias para as eleições de 2026.

“O seu retorno para a Sedese está previsto para os próximos dias, e a descompatibilização definitiva do cargo se dará somente no próximo ano, tendo em vista a exigência da lei eleitoral para aqueles que pretendem disputar as eleições”, disse Portela em nota.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...