Ouvindo...

Times

Zema confirma troca na secretaria de Desenvolvimento Social e nomeia deputada do PL

Fora do govenro, Elizabeth Jucá poderá se candidatar à Prefeitura de Juiz de Fora pelo partido Novo

O governador Romeu Zema (Novo) confirmou mais uma troca no secretariado do Governo de Minas. Dessa vez, deixa a pasta do Desenvolvimento Social (Sedese) a secretária Elizabeth Jucá — que ocupava o cargo desde o início de seu primeiro mandato. Em seu lugar será nomeada a deputada estadual Alê Portela (PL).

Em comunicado divulgado na noite desta terça-feira (28), o governador agradeceu Elizabeth Jucá pelos cinco anos e cinco meses à frente da pasta. “Entre algumas das realizações, estão os reajustes do Piso Mineiro de Assistência Social e a criação do Auxílio Emergencial Mineiro, que beneficiou mais de um milhão de famílias em situação de extrema pobreza durante a pandemia de covid-19", diz o texto.

Filiada ao partido Novo, Jucá deixa o cargo nove dias antes do prazo de desincompatibilização exigida pela Lei Eleitoral e poderá se candidatar à Prefeitura de Juiz de Fora, nas eleições de outubro.

A nova secretária de Desenvolvimento Social será a deputada estadual Alê Portela, que integra a base de apoio do governador Romeu Zema na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A escolha também teve como objetivo agradar o Partido Liberal (PL). Nas últimas semanas, alguns integrantes da legenda têm criticado Zema devido ao projeto de reajuste dos servidores estaduais. A proposta do governador, de 3,62% de recomposição salarial é inferior ao índice de inflação relativa ao ano passado.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Leia mais