PSOL pede prisão de Ramagem à PF após portal afirmar que ele está nos EUA

Para o deputado Pastor Henrique Vieira, se confirmada, a viagem do parlamentar configura risco de fuga

O ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem

A bancada do PSOL na Câmara pediu à Polícia Federal (PF) na noite de quarta-feira (19) a prisão preventiva do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ). A solicitação vem após uma reportagem do portal PlatôBR afirmar que o parlamentar está em Miami, nos Estados Unidos.

Ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ramagem foi condenado no Supremo Tribunal Federal (STF) a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. Por ordem do ministro Alexandre de Moraes, ele foi proibido de deixar o país e teve que entregar os passaportes.

Segundo o deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), que assina o pedido à PF, se confirmada, a viagem do parlamentar configura risco de fuga.

“Segundo amplamente noticiado por veículo de imprensa, o Deputado Federal Alexandre Ramagem estaria residindo nos Estados Unidos, em condomínio de luxo na cidade de North Miami, o que potencialmente configura risco de fuga ou impedimento de execução de pena”, indica o deputado do PSOL no ofício.

Vieira também pede que, caso Ramagem esteja realmente fora do Brasil, seja solicitada sua extradição ou que haja cooperação internacional com autoridades dos EUA.

A Itatiaia tenta contato com a defesa de Ramagem. O espaço segue aberto para manifestação.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...