Padilha anuncia para 2026 a inauguração de hospital escola em Divinópolis

O chefe da pasta acompanha, nesta quinta-feira (11/12), a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Itabira, Região Central de Minas

Ministro Alexandre Padilha acompanha Lula em agenda em MG

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT-SP), afirmou que o Hospital Regional de Divinópolis começará a funcionar em 2026 a partir da doação do terreno onde a unidade será construída à Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

O chefe da pasta acompanha, nesta quinta-feira (11), a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Itabira, Região Central de Minas, para a inauguração do setor de radioterapia do Hospital Nossa Senhora das Dores.

Nesta semana, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou por unanimidade um projeto de lei da deputada Lohanna França (PV) para autorizar a doação do terreno no Centro-Oeste do estado.

“Nossa perspectiva é que em 2026 esteja funcionando o Hospital de Divinópolis como hospital escola, apoiando a formação de profissionais e cuidando com mais qualidade da população e com o padrão de hospitais federais. Os principais hospitais federais do país são os hospitais universitários, o padrão que a gente tem no Hospital da UFMG, por exemplo, vamos levar para Divinópolis”, disse Padilha.

O ministro também disse que o hospital em Divinópolis receberá um acelerador linear, equipamento de radiologia para tratamento oncológico que faz parte da estrutura anunciada em Itabira nesta quinta.

O Hospital Regional de Divinópolis foi anunciado ainda em 2016 e nunca saiu do papel após diferentes gestões e promessas.

Neste ano, a estrutura chegou a figurar na relação dos imóveis que o governador Romeu Zema (Novo) pretendia federalizar ou vender no âmbito do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A retirada do terreno da lista e o acordo para a cessão à UFSJ foram costurados pela deputada Lohanna, que é divinopolitana.

Leia também

PBH anuncia mais linhas de ônibus na madrugada e oficializa gratuidade aos domingos e feriados

Moraes exige perícia antes de decidir sobre cirurgia pedida por Bolsonaro

Bertha Maakaroun | Disputa em dois turnos ao governo de Minas interessa a Lula

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.

Ouvindo...