Ouvindo...

Moraes relembra fala de Bolsonaro em live: ‘Só saio preso, morto ou com a vitória’

Ministro Alexandre de Moraes afirmou que Bolsonaro confessou várias vezes em público que atentou contra o Estado Democrático de Direito em discursos e transmissões ao vivo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao ler eu voto na sessão desta terça-feira (9), relembrou várias frases do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em transmissões ao vivo com críticas às urnas eletrônicas.

Em uma das falas de Bolsonaro, em live com críticas à Justiça Eleitoral e às urnas eletrônicas, Moraes considerou que o ex-presidente deixou claro que não aceitaria ser derrotado nas urnas.

“Bolsonaro ainda afirmou: ‘Não participarei dessa farsa patrocinada pelo TSE. Só saio preso, morto ou com a vitória. Quero dizer aos canalhas que nunca serei preso’. O líder do grupo criminoso deixa claro aqui, de viva voz, de forma pública para toda a sociedade, que jamais aceitaria uma derrota nas urnas. Que jamais aceitaria ou cumpriria a vontade popular”, afirmou o ministro do STF.

Veja ao vivo: Julgamento de Bolsonaro: assista, ao vivo, direto do STF

Moraes relembrou vários discursos de Bolsonaro e afirmou que o ex-presidente instigou milhões de pessoas a não seguirem as ordens do Poder Judiciário. O ministro relembrou também o discurso de Bolsonaro no feriado de 7 de Setembro de 2021.

“Continuamente descredibilizando as urnas eletrônicas, a Justiça Eleitoral e o Poder Judiciário. Ainda nesta live, Jair Bolsonaro afirma: ‘Uma das vontades do povo são eleições limpas, por que o presidente do TSE quer manter as suspeições nas eleições?’. Alguém que há 40 anos ganhou eleição para deputado, que ganhou eleição para presidente da República em 2018”, disse Moraes.

Recado para Fux

O ministro Alexandre de Moraes citou o ministro Luiz Fux, ao comentar uma fala de Bolsonaro durante as manifestações de 7 de Setembro. Fux tem indicado que pode divergir de Moraes em alguns pontos do julgamento.

“Se referindo ou se dirigindo ao ministro presidente então Luiz Fux disse: ‘ou o chefe desse poder enquadra o seu ou esse poder pode sofrer aquilo que não queremos, porque nós valorizamos, reconhecemos e sabemos o valor de cada poder da República”, disse Moraes.

“Uma frase que confessa, novamente, de viva voz, diante de milhares de pessoas presenciais, o crime de abolição do Estado Democrático de Direito, que, como sabemos, diz tentar abolir”, concluiu o ministro relator na Primeira Turma.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio