Ouvindo...

Guilherme Boulos toma posse como ministro da Secretaria-Geral da Presidência

O ato é interpretado como uma estratégia de Lula para se aproximar de movimentos sociais com foco em 2026

O presidente Lula (PT) e Guilherme Boulos

Guilherme Boulos (PSOL) assumiu o cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (29). Ele substitui o ex-deputado Márcio Macêdo (PT-SE), que estava no cargo desde janeiro de 2023. A troca foi anunciada no dia 20 de outubro.

O ato é interpretado como uma estratégia de Lula para se aproximar de movimentos sociais em preparação para as eleições de 2026.

Quem é Guilherme Boulos

Nascido na capital paulista, Guilherme Castro Boulos, de 43 anos, é graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Psiquiatria pela mesma instituição.

Boulos ascendeu à política como uma das lideranças do MTST, Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto. Em 2022, pelo PSOL, foi eleito o deputado federal mais votado de São Paulo, com 1.001.472 votos.

Leia também

Também pelo PSOL, foi candidato à Presidência da República em 2018 e disputou a Prefeitura de São Paulo nas eleições municipais de 2020 e 2024; em ambas, acabaria derrotado no segundo turno, para Bruno Covas (PSDB) e Ricardo Nunes (MDB).

Na eleição de 2024, Boulos contou com apoio do presidente Lula (PT) desde o primeiro turno. Foi o presidente da República quem articulou para que a ex-prefeita Marta Suplicy, que estava afastada da esquerda, voltasse ao Partido dos Trabalhadores e fosse indicada para a vice do então candidato do PSOL.

A eleição de 2024 em São Paulo foi a primeira em que o PT, que já elegeu prefeitos na capital paulista em três ocasiões, abdicou de candidatura própria para apoiar um nome de fora da legenda.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.