Guilherme Boulos (PSOL)
O ato é interpretado como uma estratégia de Lula para se aproximar de movimentos sociais em preparação para as eleições de 2026.
Quem é Guilherme Boulos
Nascido na capital paulista, Guilherme Castro Boulos, de 43 anos, é graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Psiquiatria pela mesma instituição.
Boulos ascendeu à política como uma das lideranças do MTST, Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto. Em 2022, pelo PSOL, foi eleito o deputado federal mais votado de São Paulo, com 1.001.472 votos.
Também pelo PSOL, foi candidato à Presidência da República em 2018 e disputou a Prefeitura de São Paulo nas eleições municipais de 2020 e 2024; em ambas, acabaria derrotado no segundo turno, para Bruno Covas (PSDB) e Ricardo Nunes (MDB).
Na eleição de 2024, Boulos contou com apoio do presidente Lula (PT) desde o primeiro turno. Foi o presidente da República quem articulou para que a ex-prefeita Marta Suplicy, que estava afastada da esquerda, voltasse ao Partido dos Trabalhadores e fosse indicada para a vice do então candidato do PSOL.
A eleição de 2024 em São Paulo foi a primeira em que o PT, que já elegeu prefeitos na capital paulista em três ocasiões, abdicou de candidatura própria para apoiar um nome de fora da legenda.